O movimento #FreeBritney surgiu para dar visibilidade ao processo que está em andamento onde Britney tenta remover seu pai Jamie Spears da tutela sobre sua vida
Aos 39 anos de idade, com uma carreira internacional consolidada e dois filhos adolescentes, Britney Spears está sob tutela de seu pai, Jamie Spears. Isso significa que ela não pode tomar decisões sobre como gastar seu dinheiro, direcionar sua carreira e até mesmo sobre sua própria vida.
O documentário Framing Britney Spears, produzido pelo The New York Times e disponibilizado no Brasil pelo Globoplay conta a história de vida da artista. Uma pauta muito grande nesse documentário é justamente a tutela de Jamie Spears sobre a vida e o dinheiro de sua filha.
Por ser uma mulher jovem e altamente produtiva, é muito estranho que essa tutela tenha se estendido por tantos anos (já são 12). Toda a história dessa tutela é muito mal contada e os britfãs jamais deixariam isso barato. Percebendo que alguma coisa não cheirava bem, começaram uma mobilização em frente à corte na qual as decisões sobre esse processo de tutela estão sendo tomadas. Assim nasce o movimento #freebritney
Por ter uma presença midiática totalmente filtrada pelo pai, resta aos fãs, ler nas entrelinhas e tentar interpretar os posts dela no instagram. O podcast Britney’s Gram nasce justamente com essa proposta, analisar e interpretar os posts da artista na rede social, buscando por mensagens secretas ou pedidos de ajuda.
As apresentadoras do podcast estão sempre muito engajadas nos eventos do movimento #freebritney e trazem muita informação importante sobre o desenvolvimento do processo.
Esse caso da Britney Spears é o que ganha mais visibilidade, mas não é o único em que esse tipo de coisa acontece. Hoje o sistema de tutela é muito falho e possibilita que esse tipo de bizarrice aconteça com muita facilidade. Casos onde esse tipo de tutela se tornam exploração são tão frequentes que não existem ainda números oficiais sobre.
O documentário também passou no BBB durante o cinema do líder Gil do Vigor e o Caio ficou totalmente chocado. #freebritney foi pauta de diversas conversas ao longo do dia no programa.
O movimento #freebritney também abre nossos olhos para outra questão: Como é fácil provar que uma mulher adulta, altamente produtiva e consciente de suas ações seja incapaz de gerir seu próprio dinheiro.
atualização 01/10:
Conheça mais sobre CTV LAB
Apoie a criação de conteúdo independente